Publicada em 23 de setembro de 2015 - 12:41

Cajazeirense fatura pela 2ª vez prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Emocionada, Marcélia Cartaxo dedicou o prêmio a todas as crianças do filme Big Jato e à sua Paraíba
Marcélia levou seu 4º Candango no Festival de Cinema de Brasília

Marcélia levou seu 4º Candango no Festival de Cinema de Brasília

Marcélia Cartaxo provou nesta terça-feira (22) que é mesmo a rainha do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 48 edições do festival, a atriz cajazeirense já faturou quatro Candangos (nome do prêmio), dois por melhor atriz e dois por melhor atriz coadjuvante.

O segundo Candango de melhor atriz veio na noite desta terça, pelo seu trabalho no filme Big Jato, do polêmico diretor pernambucano Claudio Assis. Big Jato também levou o prêmio de melhor filme.

No longa, Marcélia interpreta a mãe de Francisco (Rafael Nicácio), adolescente dividido entre o respeito pelo pai machista e autoritário e a admiração pelo tio, libertário e avesso ao trabalho (ambos interpretados por Matheus Nachtergaele).

A atriz cajazeirense subiu ao palco emocionada e dedicou o prêmio a todas as crianças do filme e à sua amada Paraíba. Em entrevista ao site especializado Adoro Cinema, ela comentou:

– Cláudio foi muito doce com a gente durante o processo. Quando eu cheguei para fazer a personagem, eu dilatei essa mulher. Mas cada dia ele ia conversando, para tornar os personagens mais profundos. Não li nada do livro (Big Jato é uma adaptação do romance de mesmo nome do escritor Xico Sá), deixei para ler depois, para não ser influenciada pela mãe real do Xico. Eu não gosto de fazer algo muito referente. Só as crianças tinham que ler o livro para se preparar. Aproveitei essa energia da preparação para me juntar a eles.

Em edições anteriores, Marcélia já havia faturado os Candangos de melhor atriz por A Hora da Estrela (1985) e melhor atriz coadjuvante por Fronteira das Almas (1987) e 16060 (1995).

 

DA REDAÇÃO