Cajazeiras/PB domingo , 5 de julho de 2020

Cajazeiras

Covid-19: Secretaria Estadual de Saúde aponta que Cajazeiras supera Sousa, Pombal e Patos em índice de testagem e taxa de isolamento

Um dos mecanismo utilizado pelo Governo do Estado foi a classificação em cores dos municípios para a retomada da economia […]

Um dos mecanismo utilizado pelo Governo do Estado foi a classificação em cores dos municípios para a retomada da economia e a flexibilização das medidas contra a Pandemia do Coronavírus. A Secretaria Estadual de Saúde ao apresentar uma matriz analítica do novo normal fez a classificação das cidade em bandeira, e para isso, utilizou diversos critérios para definir a posição de cada cidade, levando em consideração vários fatores como índice de testagem, leitos de UTI, percentual de recuperados etc.

O município de Cajazeiras que partiu na frente com inúmeras ações importantes de enfrentamento a Pandemia, conseguiu alcançar índices relevantes, que segundo a Secretaria Estadual de Saúde superaram outras cidades do estado, principalmente do sertão.

Os dados apontam que Cajazeiras obteve um índice de 3,48% de testagem da população, superando com folga os municípios de Patos (2,47%), Pombal (2,09%) e Sousa (1,19%).

Outro dado importante foi a taxa de isolamento alcançada por Cajazeiras que obteve 40,59% ficando a frente de Patos (39,59%), Pombal (38,56%) e Sousa (38,56%).

O resultado obtido pelo município durante avaliação para a primeira classificação foi fruto do trabalho desenvolvido pela gestão municipal através do prefeito Zé Aldemir que desde o início determinou uma série de ações importantes desenvolvidas pelos profissionais de saúde.

A secretária de saúde Francimones Rolim destacou que o trabalho tem sido árduo mais compensador. Apesar do aumento dos casos, tudo que foi feito surtiu resultado, pois, poderia estar muito além do que estamos enfrentando hoje. Francimones lembrou da abertura da Unidade de Referência do Covid-19, única no estado, que tem feito uma busca ativa importante, além de diversas outras ações.

Portal CZN