Cajazeiras/PB domingo , 24 de outubro de 2021

Cajazeiras

Alerta: Hospital Regional de Cajazeiras enfrenta superlotação e pacientes aguardam na UPA por vaga

O Hospital Regional de Cajazeiras enfrenta problema de superlotação causando filas de pacientes que aguardam vaga na UPA. O diretor […]

O Hospital Regional de Cajazeiras enfrenta problema de superlotação causando filas de pacientes que aguardam vaga na UPA. O diretor Manoel Telamon confirmou super lotação daquela casa de saúde afirmando que desde o dia 25 de dezembro o hospital vem recebendo uma grande demanda de pacientes principalmente vítimas de acidentes, além de outros acometidos de outras patologias.

Foi registrado uma diminuição de internos na Ala Covid, porém, superlotou com pacientes acometidos de outras patologias.

Manoel Telamon (Telminho) revelou que realmente existe pacientes internos na UPA aguardando surgir vaga no HRC, porém, disse que o paciente estando na UPA estará recebendo a mesma assistência. Ele disse ainda que nunca viu uma situação como essa de estar com todos os leitos ocupados e aumento demasiados de pacientes

Para se ter uma ideia, só no período de 1º a 11 de Janeiro, 527 pessoas atendidas só na urgência. Nesse mesmo período, houveram 159 atendimentos de traumatrologia com fraturas e ferimentos graves. “O volume é muito alto”, revelou.

O diretor afirmou que existe a necessidade da expansão da UTI e do centro cirúrgico. Segundo ele, já existe projeto nesse sentido, inclusive, para ampliação da Maternidade, mas, devido a Pandemia essa reforma que aumentaria de 7 para 10 leitos da UTI não foi realizada.

Telamon disse que em primeiro lugar deve se investir na prevenção, principalmente de acidentes, com campanhas de conscientização. Existe o pensamento em reforçar o quadro clínico do hospital com mais profissionais, melhorar o dinamismo ou tempo de resposta, para tornar mais rápido o tratamento e consequentemente a alta do paciente.

Um dado preocupante segundo Telminho é que o Hospital Metropolitano de João Pessoa não possui vagas para pacientes com problemas cardíacos, e isso dificulta na transferência de pessoas acometidas de infarto ou outros problemas no coração.

Portal CZN