Publicada em 05 de outubro de 2018 - 18:26

Eleitor paraibano deve levar 40 segundos para votar

O eleitor paraibano deverá gastar em média 40 segundos para votar nas eleições deste ano no estado. A previsão é […]

urnaO eleitor paraibano deverá gastar em média 40 segundos para votar nas eleições deste ano no estado. A previsão é do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro. Segundo ele, esse será o tempo gasto para que o eleitor digite os números dos seis candidatos de sua preferência na urna.

Cassimiro lembrou que o processo de votação em si demora um pouco mais, já que o eleitor precisa ser identificado e utilizar a impressão digital para poder votar. “O eleitor esclarecido deve levar, em média 40 segundos para votar, agora é claro que em algumas situações, como idosos ou pessoas cujas digitais não são reconhecidas facilmente pelo equipamento, esse tempo deve ultrapassar um minuto”, explicou.

Cassimiro não quis adiantar uma previsão para o término da apuração pelo TRE, mas garantiu que poderá haver surpresas com o horário da divulgação dos números. “Vamos trabalhar na perspectiva de entregar o resultado antes da meia-noite, mas é provável que tenhamos surpresas no horário da totalização dos votos”, comentou.

Horário da votação em todo Brasil

primeiro turno de votação vai ocorrer neste domingo (7) e o segundo turno, se houver, está marcado para o dia 28 deste mês. A votação tem início às 8h e será encerrada às 17h (horário de Brasília). Os eleitores que estiverem nas filas quando a eleição for encerrada poderão votar.

Ordem de votação na urna eletrônica

Este ano o eleitor vota primeiro para deputado federal. Após digitar os quatro números do candidato e apertar a tecla confirma, a urna habilita o voto para deputado estadual (cinco dígitos). Depois de escolher o deputado estadual, o eleitor terá que votar em dois senadores diferentes (três dígitos, cada um). Em seguida, será a vez de escolher o governador (dois dígitos) e, por fim, o presidente (dois dígitos).

Eleitor poderá levar ‘cola’

O eleitor poderá fazer uso da ‘cola’ na hora da votação. Para isso, basta levar os números de seus candidatos anotados em um pedaço de papel para o momento em que estiver utilizando a urna eletrônica. A Justiça eleitoral não permite, no entanto, distribuição de material com propaganda política no dia da eleição. Em cada local de votação é disponibilizada uma relação com todos os candidatos.

Voto nulo e branco

O eleitor que quiser votar em branco ou anular o voto basta digitar a tecla branco e confirmar ‘ou um número inexistente, por exemplo, 00000’, e em seguida confirmar na tecla verde.

TRE tira dúvidas sobre documentos e locais de votação

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) tem disponível o Serviço de Atendimento ao Eleitor (SAE) através do telefone 3512-1500 e e-mail sae@tre-pb.jus.br, que serve para tirar dúvidas dos eleitores sobre situação eleitoral e locais de votação.

Conforme o TRE-PB, o serviço também auxilia o eleitor a saber onde justificar o voto, quais os documentos necessários para votar.

O serviço está disponível das 8h às 19h até o dia das Eleições, que ocorre no dia 7 de outubro.

 

 

Portal Correio