Publicada em 19 de novembro de 2012 - 18:22

Faleceu na UTI do Hospital Regional de Cajazeiras ex-vereador e presidente da Câmara José Lopes (Dudu). Veja homenagem:

Faleceu na manhã dessa segunda-feira (19), o ex-vereador José Lopes (Dudu). O mesmo estava internado em estado grave na UTI […]

Faleceu na manhã dessa segunda-feira (19), o ex-vereador José Lopes (Dudu). O mesmo estava internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de Cajazeiras com complicações cardíacas. Dudu era acometido de diabetes e já havia perdido praticamente toda sua visão.

O corpo de Dudu está sendo velado na Central de Velório Memorial Esperança. Pela manhã da terça-feira (20), ás 07h00 da manhã será celebrada missa de corpo presente na Igreja Catedral Nossa Senhora da Piedade. Em seguida, acontecerá sessão especial para homenagear o ex-vereador pelo legislativo, e na oportunidade, também haverá homenagens da Maçonaria. O sepultamento ocorrerá ás 09h00 no Cemitério Coração de Maria no centro da cidade.

HOMENAGEM PRESTADA AO EX-VEREADOR DUDU PELA REVISTA CZN NO ANO DE 2009

José Lopes (Dudu) único homem de uma família de cinco irmãos. Estudou na tradicional Escola Simeão Leal. Filho de família humilde, teve que trabalhar logo cedo, ganhando seus primeiros trocados como vendedor de jornal. Nos anos, 40, foi sapateiro. Já nos anos 50, começou a trabalhar como ajudante de Helio Barros em um consultório odontológico. Na oportunidade, aprendeu seus primeiros passos na profissão. Depois de algum tempo, casou-se com dona Narcisa, e passou a atuar sozinho em sua própria casa. Mais tarde, instalaria seu consultório por trás do Circulo Operário, no qual foi presidente por duas vezes.

Em 1980, Dudu ingressou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), hoje (UFCG), como funcionário público.

Na Política, iniciou sua trajetória partidária na UDN (União Democrática Nacional), a convite do então presidente local Dr. Iremirton Braga. A convite de outro grande político e médico, Dr. Epitácio Leite Rolim, candidatou-se a vereador, sendo eleito na primeira oportunidade, época em que o cargo sequer era remunerado. Em 1978, foi candidato a vice-prefeito pela chapa de Zé Araruna. Foi ainda vereador por seis vezes, e presidente da Câmara em três ocasiões. Encerrou seu último mandato no ano 2000.

Dudu esteve ao lado de grandes personalidades, como Frei Damião, de quem era devoto; do ex-presidente da Républica Luiz Inácio Lula da Silva, época que o líder petista ainda era conhecido apenas pela sua luta sindical; e nos anos 80 conheceu o então presidente da República, hoje presidente do Senado Federal José Sarney, ocasião em que ele esteve em Cajazeiras para inauguração do açude Lagoa do Arroz.

Um dos casos cômicos mais lembrados na sua vida política relata o dia em que foi feito um ofício e pediram para que o então vereador João de Manoelzinho – figura folclórica da cidade – assinasse em uma sessão na Câmara . Já que não sabia ler, João nem imaginava que tal ofício se tratava de um documento que pedia sua renúncia do cargo. Tudo não passou de brincadeira. Outro fato aconteceu na época em que João de Manoelzinho havia sido preso por ter agredido um coletor da Receita Estadual. A prisão do irreverente vereador teve até repercussão nacional, o que trouxe à cidade reportagem da Rádio Globo para entrevistar o presidente da Câmara, vereador Dudu.

O ex-vereador foi presidente do Círculo Operário de Cajazeiras, além disso, é membro da Maçonaria. No dia 29 de Julho de 2009 comemorou 50 anos de união com sua esposa Narcisa, hoje já falecida.

Redação Portal CZN (J.França)