Cajazeiras/PB segunda-feira , 17 de fevereiro de 2020

Brasil

Lula se encontra com papa Francisco: “conversa sobre um mundo mais justo”

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou hoje com o papa Francisco no Vaticano. Na […]

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou hoje com o papa Francisco no Vaticano. Na legenda de foto publicada no Twitter, Lula disse que conversou sobre “um mundo mais justo e fraterno”. Detalhes da conversa, no entanto, não foram divulgados. “Encontro com o Papa Francisco para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno”, escreveu. Segundo a assessoria do ex-presidente, o encontro durou cerca de uma hora.

O ex-presidente chegou ao Vaticano por volta de 15H30 no horário local a bordo de um automóvel com vidro fumê. A Santa Sé informou que não vai divulgar um comunicado oficial sobre o encontro devido a seu caráter privado.

Depoimento adiado para o encontro

A reunião entre Lula e Francisco só foi possível após uma decisão da Justiça Federal do DF, que adiou um depoimento que o ex-presidente iria conceder no âmbito da Operação Zelotes — inicialmente marcado para o último dia 11, data de sua viagem à Europa. O juiz Ricardo Augusto Soares Leite autorizou, e a audiência foi remarcada para o dia 19. Lula retorna ao Brasil no sábado (15). O encontro foi intermediado pelo recém-eleito presidente da Argentina, Alberto Fernández. No final de janeiro, os dois se encontraram e conversaram por quase uma hora. Redução da fome e desigualdade Ontem, interlocutores do Partido dos Trabalhadores consultados pela reportagem afirmaram que o ex-presidente iria propor conversas relacionadas a temas como a redução da fome e da desigualdade. Havia a expectativa que, no encontro, também tratassem das condenações de Lula, de lawfare (termo que indica a ocorrência de disputas políticas travadas por meio do Judiciário) e da Amazônia — o bioma tem sido pauta recorrente dentro da Igreja Católica e foi o tema central do Sínodo da Amazônia, realizado em outubro passado.

UOL