Publicada em 01 de agosto de 2018 - 13:08

OAB Cajazeiras participou de visita técnica às obras da transposição de águas do Rio São Francisco

No último dia 26 de julho do corrente ano, a Subseção da OAB de Cajazeiras, participou de visita técnica às […]

Integrante da comitiva junto com JeováNo último dia 26 de julho do corrente ano, a Subseção da OAB de Cajazeiras, participou de visita técnica às obras da transposição de águas do Rio São Francisco que foi promovida pela Frente Parlamentar da Água da Assembleia Legislativa da Paraíba, integrada pelo Deputado Estadual Jeová Vieira Campos, com o objetivo de constatar o avanço da construção e garantir uma reposta mais objetiva para a população sertaneja que aguarda ansiosa a chegada das águas do Rio São Francisco. Na ocasião a OAB de Cajazeiras foi representada pelo advogado Dr. José Audisio Dias de Lima.

A caravana iniciou as suas atividades no escritório do Ministério da Integração Nacional na cidade de Salgueiro, onde obtiveram dos técnicos daquele Órgão as informações sobre o andamento das obras do Projeto de transposição de águas do Rio são Francisco, Eixo Norte, que inicia no município de Cabrobó-PE e termina no reservatório de Caiçara, no município de Cajazeiras-PB. Todo o canal tem uma extensão de 260 quilômetros.

De acordo com os engenheiros, recentemente um novo consórcio formado pela empresas Ferreira Guedes – Toniolo, Busnello, foi contratado para realizar a conclusão das obras do Eixo Norte e os trabalhos devem ser concluídos ainda este ano. Existem mais de 1.500 profissionais que estão em campo trabalhando, em várias frente de trabalho simultaneamente, em três turnos para garantir que as águas possam encher os reservatórios de Negreiros (que será abastecida pela Estação de Bombeamento EB3), Milagres, Jati, Atalho, Porcos, Canabrava, Cipó, Boi, Morros, Boa Vista e Caiçara, o mais breve possível.

Segundo os técnicos, a contratação deste novo consórcio ocorreu em maio deste ano, tendo iniciado os trabalhos pelos pontos de obras mais complexos do trecho: a terceira estação de bombeamento (EBI-3) e o túnel Milagres. A EBI-3 é a maior estação elevatória de toda a Integração do São Francisco. São 90 metros de altura. É o equivalente a elevar o volume de água de uma piscina olímpica – a cada segundo – à altura de um prédio de 30 andares.

As obras da EBI-3 estão concluídas, inclusive já foram feitos todos os testes.  A primeira barragem a ser enchida com as águas bombeadas por esta estação será o Reservatório Negreiros, devendo ser feito em sessenta dias e já quanto as obras mais complexas da Meta I – Eixo Norte, eram a EBI-3 em Salgueiro e a perfuração do Túnel Milagres entre Verdejante-PE e Penaforte-CE que estão prontos e o Túnel Milagres está em fase de conclusão. Existem aproximadamente vinte quilômetros de canal que estão sendo concretados.

Após obterem as informações dos técnicos do Ministérios da Integração, a caravana visitou a Estação de Bombeamento EBI-3 e a Barragem de Negreiros, ambos no Município de Salgueiro, e o Túnel de Milagres, localizado entre as cidades de Verdejante -PE e Penaforte-CE.

A entrega do Eixo Norte da transposição de águas do Rio São Francisco deverá garantir a segurança hídrica para mais de doze milhões de pessoas de municípios localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cajazeiras, avalia como positiva a visita técnica realizada pela AL-PB, pois a OAB sempre esteve presente na defesa de importantes ações em favor do povo brasileiro.