Cajazeiras/PB sábado , 16 de outubro de 2021

Covid-19

Ocupação de leitos por idosos cai 90%, mas internação de jovens aumenta 1000%, diz secretário

O secretário de Estado da Saúde (SES), Geraldo Medeiros comentou nesta quinta-feira (29), em entrevista a uma emissora de TV, […]

O secretário de Estado da Saúde (SES), Geraldo Medeiros comentou nesta quinta-feira (29), em entrevista a uma emissora de TV, em Campina Grande, que já é possível observar reflexos da vacinação na população idosa. “Em São Paulo já houve uma queda de 90% nas internações, aqui estamos detectando uma queda na ocupação de leitos de UTI com idosos, mas um incremento de mais de 1000% de jovens”, disse.

“Esses [jovens] que foram para baladas, Pitimbu, Pipa, a orla de modo geral, bares e restaurantes, aglomerando em festas clandestinas e é essa população hoje que está dando entrada nas nossas UTIs”, ressalta.

Segunda onda – o secretário afirmou que a Paraíba tem uma logística robusta com mais de 1200 leitos de UTI e enfermaria. “Esperamos não utilizar esses leitos, se você colaborar e adotar as medidas de segurança, com higiene das mãos, uso de máscara e álcool gel e distanciamento social, podemos cursar o resto do ano, todo mundo trabalhando com cautela e não afetando os segmentos econômicos porque, se houver colapso iminente da rede hospitalar, o governo terá que adotar medidas”, disse.

Vacinação – Medeiros apontou ainda que a baixa vacinação é uma realidade do Brasil inteiro, no qual apenas 25% da população está imunizada e que ainda há 75% suscetível a se contaminar. “Hoje recebemos 86.750 doses da AstraZeneca e apenas 1800 da Coronavac, como já se sabia. Pedimos que os secretários municipais tenham cautela para não chegar o dia da segunda dose e não ter vacina disponível. Que eles entendam que não podem usar a Coronavac D2, como D1.


Marília Domingues