Cajazeiras/PB sábado , 16 de outubro de 2021

Baixio

Operação Amigos do Rei: Vereadores e Empresários são presos por fraudar concurso público no Ceará

Os investigados são suspeitos de realizar um acordo ilícito com o objetivo de alterar o resultado do concurso público, beneficiando, consequentemente, familiares e apadrinhados políticos dos vereadores envolvidos.

A Polícia Civil do Estado do Ceará em conjunto com o Ministério Público do Estado do Ceará, através da Promotoria de Justiça de Ipaumirim, deflagraram, na manhã dessa quinta-feira (08/07), operação conjunta com a finalidade de cumprir 5 (cinco) mandados de prisão preventiva e 3 (três) de Busca e Apreensão Domiciliar, em face de suspeitos de fraudar o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Baixio/CE.
Foram presos preventivamente o vereador RAIMUNDO AMAURÍLIO ARAÚJO OLIVEIRA (v. Zico), atual Presidente da Câmara Municipal de Baixio, o ex-vereador FRANCISCO BERNARDO DOS SANTOS e os responsáveis pela empresa CONSEP, com sede em Teresina/PI, o sócio-administrador TIAGO LIMA IGLESIAS CABRAL e o funcionário DIEGO LIMA IGLESIAS CABRAL. O sócio-administrador DIRCEU IGLESIAS CABRAL FILHO, até o momento, não foi localizado.
Os investigados são suspeitos de realizar um acordo ilícito com o objetivo de alterar o resultado do concurso público, beneficiando, consequentemente, familiares e apadrinhados políticos dos vereadores envolvidos.
Os investigados foram indiciados e denunciados pelos crimes de Falsidade Ideológica (Art. 299 do CP), Associação Criminosa (Art. 288 do CP), Supressão de Documento (Art. 305 do CP), Fraude no Caráter Competitivo do Procedimento Licitatório (Art. 90 da Lei 8.666/93), Divulgação de Conteúdo Sigiloso de Concurso Público (Art. 311-A do CP), Usurpação de Função Pública (Art. 328 do CP), Prevaricação, Advocacia Administrativa e peculato (Art. 312 do CP)As medidas cautelares foram decretadas pelo Juízo da Comarca de Ipaumirim e cumpridas nas cidades de Baixio/CE e Teresina/PI com o apoio da Polícia Civil e Ministério Público do Estado do Piauí.
Importante destacar que a empresa CONSEP já realizou cerca de 208 Concursos Públicos, sendo 7 no Estado do Ceará, nas cidades de Baixio, Barro, Porteiras, Pacajus, Paracuru, Camocim e Tauá.