Cajazeiras/PB segunda-feira , 6 de abril de 2020

Cajazeiras

Paraíba: Exame do coronavírus não é pra todos, o paciente além dos sintomas tem que ter viajado para regiões com casos confirmados

O secretário de saúde do Estado Geraldo Medeiros explicou que o exame para identificar o coronavírus não é para todo […]

O secretário de saúde do Estado Geraldo Medeiros explicou que o exame para identificar o coronavírus não é para todo mundo. Ele revelou que, primeiro a sociedade precisa entender que não se usa requisição de exames do coronavírus de uma maneira indiscriminada, pois, se faz necessário obedecer protocolos no sentido de solicitar exames daqueles pacientes suspeitos.

Aqui no sertão, o critério utilizado e que deve ser obedecido é o seguinte: Pessoas que tiveram no exterior ou no Rio, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal e apresentarem sintomas respiratórios. Os sintomas de uma gripe comum é muito parecido com o do paciente que se contaminou com o coronavírus, e conforme o protocolo nem todos os casos serão submetidos a teste, até porque esse exame não é feito em nenhum laboratório ou hospital sertanejo.

Segundo o secretário, o coronavírus não existe tratamento, não existe vacina. O que deve ser feito é o isolamento social, principalmente os idosos que devem permanecer em casa nesse período de 90 dias que é o tempo que o vírus estará circulando no estado.

Portal CZN