Publicada em 30 de novembro de 2010 - 18:42

Prefeito Léo Abreu admite não disputar reeleição em 2012 em Carta Aberta

Uma noticia que caiu como uma verdadeira bomba na tarde desta terça-feira (30) foi a decisão do prefeito de Cajazeiras […]

Uma noticia que caiu como uma verdadeira bomba na tarde desta terça-feira (30) foi a decisão do prefeito de Cajazeiras Léo Abreu em enviar uma Carta Aberta aos amigos, admitindo não disputar a reeleição em 2012. Na carta, Léo Abreu faz um breve relato da aliança política que o elegeu, elenca suas ações e obras, e diz que o mais importante é ter um projeto continuado para a cidade. O prefeito Cajazeirense cita como os nomes de Adjamilton Pereira, Junior Araújo, o vice-prefeito Carlos Rafael e do deputado Jeová Campos como alternativas do grupo para as eleições de 2012. O prefeito manteve reunião com alguns amigos na noite de segunda-feira (29), e na oportunidade, ele admitiu que poderia não disputar a eleição mesmo tendo direito a reeleição.

Confira a Carta Aberta na Íntegra:

CARTA ABERTA AOS AMIGOS

 SAUDAÇÕES A TODOS E A TODAS

Aproveito o regozijo do período natalino que se inicia, momento oportuno de reflexão sobre os valores da vida, para também compartilhar com os amigos e irmãos cajazeirenses os meus sentimentos.

Há alguns anos, lideranças políticas sentaram-se à mesa para discutir o futuro dessa cidade. Embora fossem adversários históricos eles colocaram de lado às suas diferenças para construir um projeto disposto a romper com antigas práticas, caracterizadas pela descontinuidade administrativa, a perseguição como instrumento de coesão à liberdade de pensamento e a ausência da participação popular na discussão de políticas públicas de projeção da cidade para um futuro com desenvolvimento econômico e igualdade social.

Com essa responsabilidade e simbolizando essas expectativas. fui eleito prefeito de Cajazeiras nas eleições de 2008. Em termos absolutos, a maior votação recebida até então por um candidato.

Como primeiro desafio, superar uma crise econômica mundial com reflexos na arrecadação dos municípios e um engessamento financeiro, herdados ao longo de administrações anteriores, com débitos trabalhistas e previdenciários, precatórios, salários em atraso e contas de energia, água etc.

Com o auxílio de colaboradores, amigos e da família enfrentei esses desafios postos ao mesmo tempo que intensifiquei um ritmo de obras, ações e serviços. Sempre ouvindo a população através do orçamento democrático, em pouco tempo os resultados começaram a aparecer:    

Programas como o EMPREENDER Cajazeiras que criou e ainda cria oportunidades de renda à população; o MORANDO MELHOR dando condições dignas de moradia; a ampliação da rede social do município com a criação de mais um CRAS, um CREAS, um banco de alimentos e o centro de referência da mulher são exemplos de ações voltadas à melhoria na qualidade de vida.

Na saúde, a instalação do mamógrafo logo nos primeiros dias de governo; a criação do consórcio intermunicipal de saúde o AME SAÚDE, ampliando a assistência a outros municípios; o funcionamento de dois PSFs noturnos( um na zona norte e outro na zona sul); a SAÚDE CHEGOU levando todo efetivo da saúde aos bairros e comunidades rurais; instalação dos serviços de complexidade SAMU, HEMODIÁLISE e a UPA 24h; ampliação do antigo hospital infantil hoje INSTITUTO JULIO BANDEIRA, que atenderá em breve como maternidade e centro cirúrgico; melhoria na gestão compartilhada do HRC também são exemplos do trabalho voltado a melhoria da qualidade de vida de quem mais precisa.

O índice de desenvolvimento da educação IDEB melhorou, fruto de investimentos na recuperação das escolas; no transporte escolar com aquisição de três ônibus( mais três estão para chegar) e da merenda escolar; aumento de 40% sobre os vencimentos dos professores( em janeiro mais 20%, totalizando 60%); implantação das salas de educação inclusiva, transformando Cajazeiras em referência nessa área; expansão do ensino com aprovação de mais duas creches e uma escola( a da vila nova já está com os recursos em caixa) são uma amostra do compromisso com a educação da terra que ensinou a Paraíba a ler.

Além de tudo isso, outros programas e obras também podem ser citados: MINHA RUA contemplando a pavimentação em mais de 150 ruas em toda cidade e nos distritos; PRAÇA DA GENTE contendo área de prática esportiva, playground e quiosque; asfaltamento das principais avenidas; ampliação do FUMINC lei de incentivo à cultura; apoio ao esporte com a criação do FUMELC para projetos em todas as áreas da prática esportiva; COMPRA DIRETA adquirindo produtos da agricultura familiar e repassando às creches, escolas, fundações e abrigos; programa de abastecimento de água potável na zona rural e perfuração de poços artesianos; programa de combate à doença de Chagas com a substituição de moradias de taipa por casas de alvenaria.

Para o início de 2011 vem ai o RELUZ que substituirá toda a rede elétrica do município, dando eficiência e mais iluminação a todos os bairros,centro e entradas da cidade; MINHA CASA MINHA VIDA parceria com o governo federal para reduzir o déficit habitacional; saneamento básico de 100% da cidade e revitalização do canal do açude grande com a construção da avenida canal e urbanização do acesso à UFCG são obras pré aprovadas no PAC 2 do ministério das cidades.

Todas essas ações mostram que uma administração precisa de parcerias e da colaboração de todos e que uma eleição para ser vitoriosa depende não apenas de um nome posto para a disputa eleitoral mas de um projeto seguro e comprometido com o futuro e com o crescimento da cidade e do seu povo.

Construir um plano continuado para os próximos 20 anos a partir do compromisso dos partidos e dos agentes políticos faz-se necessário, para garantirmos a continuidade das ações e o desenvolvimento crescente do nosso município.   

Dentro desse pensamento venho de público comunicar aos amigos, correligionários e a todos os cidadãos de Cajazeiras o meu compromisso de ajudar a preparar a cidade para esses e outros desafios futuros.

A disputa pela reeleição em 2012, embora seja um direito constitucional que tenho pelas regras vigentes, virá não como meta, mas como resultado natural e espontâneo. Como disse anteriormente, o projeto vem em primeiro lugar, depois surgem os nomes. Nesse sentido tenho certeza contar com o apoio das lideranças jovens dos partidos que nos apóiam, a exemplo dos companheiros Carlos Rafael, Adjamilton Pereira e Junior Araújo; dos deputados Vituriano e Jeová; dos nossos vereadores, lideranças comunitárias, dirigentes partidários e de toda a militância.

Finalizo desejando votos de um feliz natal e próspero ano novo e que 2011 seja repleto de conquistas, de realizações e de Dias Melhores para todos.

                            LEONID SOUZA DE ABREU

                                        PREFEITO

J.França da Redação Portal CZN