Faculdade Santa Maria, de Cajazeiras, é a primeira depois de 5 anos, com novo curso de Medicina

Com voto do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Faculdade Santa Maria, de Cajazeiras, conquistou a condição de primeira instituição de ensino privado do Pais a ter aprovada a liberação de novo curso de Medicina, após cinco anos sem que o Ministério da Educação/Saúde admitissem essa condição em face de problemas registrados em alguns estados.

A autorização aconteceu na última reunião do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília, quando o pedido da FSM foi avaliado já constando de parecer técnico favorável do Ministério da Educação e, portanto, averiguação “in loco” de equipe especializada. O ministro Alexandre Padilha fez a argumentação e pediu aos demais conselheiros que seguissem seu posicionamento o que se deu dessa forma.

Até a semana passada, todos os pedidos formulados por faculdades de diversos estados no País estavam sendo negados pelo Conselho Nacional de Saúde.

QUEM É – A Faculdade Santa Maria é na conjuntura do ensino privado de terceiro grau uma das mais expressivas instituições do Estado da Paraiba funcionando com seu Campus na cidade de Cajazeiras atraindo estudantes dos diversos estados nordestinos.

Com dez anos de atuação dispõe de sete cursos de graduação – Biomédica, Farmácia, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Administração e Serviço Social, além de cursos de Pósw – Graduação (latus sensu).

PRIMEIRO VESTIBULAR – De acordo com o Comissão de Escolaridade da FSM, o processo de construção do Vestibular para o preenchimento de 60 vagas começa a ser elaborado a partir da próxima quarta-feira devendo em breve ter sua data anunciada no site da faculdade e em portais do Nordeste.

SALDO E CONSEQUÊNCIA – A reitora da Faculdade Santa Maria, Ana Goldfarb, considera a decisão do Conselho Nacional de Saúde como um atestado de que a instituição prima por qualidade e gera um marco histórico no interior do Nordeste expandindo conhecimento na formação de novas gerações.
 

- Além de tudo, a existência do primeiro curso de Medicina no Alto Sertão numa instituição de ensino privado amplia nossa responsabilidade e a convicção de que vamos promover qualidade na formação e prestação de serviços na saúde de nosso País – concluiu.

Redação CZN com assessoria

URL curta: http://portalczn.com.br/?p=10216

11 Comentários para “Faculdade Santa Maria, de Cajazeiras, é a primeira depois de 5 anos, com novo curso de Medicina”

  1. Roberval Moreira

    Parabéns para os diretores da Faculdade Santa Maria de Cajazeiras isso é muito importante para Cajazeiras e Região, como é gratificante em ver pessoas como os diretores investindo na terra do Padre Rolim, isso mostra que a minha linda Cajazeiras precisa de pessoas que tem visão administrativa e aposte no potencial de Cajazeiras que tem muito a ser explorado.

  2. anderson

    FACULDADE SANTA MARIA= MEDICINA= VULGARIZAÇÃO.
    A medicina está cada vez mais sendo tratada como uma piada,cujo o objetivo principal do governo é aumentar o número de médicos no país e , por consequência, reduzir os gastos com um médico( aumentando-se a oferta ,o salário iguala-se a demanda ). Com isso, o governo vem liberando vários cursos de medicina pelo país, sendo que mais de 80% não oferecem nenhuma qualidade de ensino, a Faculdade Santa Maria está entre elas.Daqui a alguns anos será de total importância saber com quem nos consultamos ,pois podemos estar nas mãos de um “técnico em medicina”, formado em umas dessas instituições “meia boca”.
    Há tempos o ensino médico no Brasil, guardadas as exceções de regra, vive em crise em função da abertura indiscriminada de escolas médicas que não possuem as mínimas condições de oferecer cursos de qualidade à formação do futuro médico, a qual se reflete na segurança da população brasileira, permanentemente à mercê de “médicos” com formação insuficiente.
    A Paraíba, um estado pequeno e pobre, com 7 cursos de medicina, sendo que dos 7 apenas 3 são dignos de louvor. Lamentavelmente a autorização de abertura de novos cursos médicos ocorreu – e ainda ocorre – sem critérios. Das novas faculdades, não se exige corpo docente qualificado, infraestrutura adequada, hospital-escola e compromisso social. Assim, os empresários do ensino seguem criando escolas de péssima qualidade, pensando apenas em colher dividendos financeiros.

    • Marcus

      Quem acredita num projeto que vislumbre melhorar a qualidade de vida do povo dessa região principalmente sob o ponto de vista do cuidado, deve aplaudir e enaltecer atitudes como essa. Numa perspectiva de investimento na saúde devemos valorizar esta iniciativa. Quem não acredita faz comentários pessimistas e maldosos. Temos mais é que aplaudir e admirar atitudes de coragem de quem também pensa no bem comum.

  3. gostaria de saber se o curso de medicina será para transferidos em outra area da saude!

  4. me sinto na obrigação de comentar sobre os cursos da santa maria tenho um filho formado em fisioterapia um ótimo profissional e por sinal minha outra filha vai fazer o vestibular de medicina e vai cursar se deus quizer.parabéms santa maria.

  5. quanto custa a mensalidade do curso de medicina?

    • Laraina Costa

      De novo Anderson esse mesmo comentário? Se não me engano vc fez uso dessas mesmas palavras em outro site. Deixe as coisas acontecerem para poder atirar suas pedras. Vamos nos alegrar com essa conquista, nossa cidade e nossa população irá ganhar muito com esse novo curso de Medicina.

  6. Luísa Helena

    Muito me admiro desse comentário do Anderson, que frisa que a Faculdade Santa Maria não oferece qualidade de ensino para esse novo curso, enquanto que os alunos do curso de MEDICINA DA UFCG estavam usando o laboratório de anatomia da FACULDADE SANTA MARIA para estudar a referida disciplina. O que você me diz disso Anderson?

  7. anderson

    POR QUE O CURSO DA UFCG NA FECHOU ?
    R: INFLUÊNCIA POLÍTICA.
    ISSO É UMA PROVA Q AQUI NA PARAÍBA OS POLÍTICOS FAZEM OQ BEM QUEREM.
    SE VCS SÃO TÃO RACIONAIS ASSIM, ME DIGAM COMO UMA FACULDADE Q N PAGA OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES PODE TER UM CURSO COMO MEDICINA? ONDE ESSES “ESTUDANTES” VÃO ESTAGIAR ? ENSINO DE QUALIDADE ? KKKKKK.
    CADÊ A INFRAESTRUTURA, HOSPITAL-ESCOLA ? .. NEM VOU COMENTAR OS PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE, UMA PIADA.
    EI, UMA SEMANA DE INSCRIÇÕES, QUAL SERÁ A MÁFIA ?
    AH, JÁ SEI, MEDO DE OS CEARENCES VIREM FAZER O VEST, JÁ Q O VEST DA FMJ VAI SER DIA 17 ( APROVEITAR ENQUANTO ELES ESTÃO FOCADOS NA FACULDADE DE LÁ ) –BESTA ELES SE DEIXAREM DE ESTUDAR PARA SE PREOCUPAR COM ISSO.

  8. Como estudante de medicina me sinto no direito de comentar, não quero julgar o mérito se essa faculdade tem condições ou não de ter esse curso de medicina, mas acredito que seja uma imprudência da parte do MEC e do Ministério da Saúde liberar mais um curso de medicina na Paraíba e principalmente em CZ. Pessoal, o curso da federal aí quase fechou e não é por falta de estrutura não… pelo simples motivo que o atendimento de saúde na paraíba é centralizado em CG e JP, o pessoal não tem campo pra estágio e os que tem quase n tem casos. A UFCG teve que reduzir vagas também pq n tem professores, até pq tenho certeza que 90% dos alunos tanto da UFCG de CZ como os desse novo da FSM não tem planos de seguir carreira da medicina em CZ. Sou aluno da UFCG em CG e já vejo os muitos problemas que meu curso tem, em falta de estrutura, em relação ao porte da cidade e do sistema de saúde e também porque aqui em Campina já tem muita gente de fora cursando imagina em CZ. Não venha falando que isso é trazer desenvolvimento para a cidade, com uma classe médica que vai se forma que não é não, pergunte aos alunos quem planeja ficar aí e quem quer ir pra capital.
    Esse curso da UFCG deveria ser em Patos – que tem muito mais suporte e necessidade. E outro curso em CZ é insanidade desse governo maluco de greves.
    Pessoal sejamos realista, depois se fala que os médicos estão despreparados… claro só vão aprender algo na residência, já que o estágio no internato era parado.
    Isso me preocupa e tenho medo de como estará a classe médica em nosso estado quando me formar – é pena que aqueles que tem o poder de decisão não estão nem aí pra isso muito menos para os alunos e para a saúde da população. =(

  9. oi .sou de cajazeiras e pretendo voutar ai para estudar.
    e gostaria de saber quanto custa a mensalidade do curso de medicina?

    obrigado..

Deixe uma Resposta

Premium WordPress Themes
Login | Fale conosco | Anuncie | Desenvolvido por:netinhodm@hotmail.com WordPress Blog
Wp Advanced Newspaper WordPress Themes Gabfire