Publicada em 27 de novembro de 2013 - 18:30

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) começa a funcionar em Cajazeiras

A cidade de Cajazeiras e região esta eufórica com a abertura dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a […]

DSC01156A cidade de Cajazeiras e região esta eufórica com a abertura dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a população do Alto Sertão conta a partir desta terça-feira (26) com o mais sofisticado pronto atendimento da região, setor com classificação de risco, dois médicos plantonistas diariamente, equipe de enfermagem devidamente capacitados, laboratório de Raio X e equipamentos de última geração.

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. Funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

A Enfermeira Carla Nogueira é a coordenadora geral da UPA de Cajazeiras, a mesma conta com uma vasta lista de referências na área da saúde. A coordenadora Carla Nogueira é especialista em nefrologia, mestranda em saúde pública, atuou como coordenadora do bloco cirúrgico do Hospital Regional de Cajazeiras por dois anos, atuou como plantonista da UPA Santo Antônio em Mossoró-RN durante três anos e também é concursada da Secretaria de Estado da Saúde no HRC.

A Unidade de Pronto Atendimento é gerenciada pelo Governo do Estado da Paraíba e conta hoje, inicialmente, com o total de 120 funcionários, são eles 12 Médicos, 6 maqueiros,6 Porteiros,12 Recepcionistas, 6 Assistentes Sociais, 6 Farmacêuticos, 30 Técnicos, 6 apoiadores, 12 enfermeiros, 12 Aux. de serviços Gerais, 6 vigilantes e 6 copeiros.

Na coordenação dos profissionais, esta a frente na função de Coordenador de Enfermagem Bernardo Almeida, na Coordenação Técnica Dr. Rangel Cruz e na Coordenação Administrativa Glauce Maria.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Cajazeiras começa os seus trabalhos com o total apoio do Hospital Regional de Cajazeiras que tem a frente a Diretora Maura Sobreira, como também o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que também desempenha um papel indispensável a população de Cajazeiras e cidades circunvizinhas e o apoio da Secretária de Saúde do Município de Cajazeiras.

A UPA funciona 24 horas por dia, os pacientes ali recebidos poderão permanecer com o tempo mínimo de 6 horas e no máximo 12 horas. Após a conclusão do diagnóstico o mesmo poderá ser encaminhado para outros serviços de observação – serviço hospitalar ou residência.

Os serviços ofertados são Eletrocardiograma, Raio X, Curativos, Farmácia, Reidratação, estabilização e outros.

 

Assessoria