Domingo, 22 de Junho de 2025 12:31
83 99114-0207
Política Inelegível

Não Pode! TSE reafirma proibição de terceiro mandato para prefeito deixando claro que Chico Mendes não poderá ser candidato

Diferentemente, de algumas opiniões de advogados, a corte eleitoral brasileira deixa claro que não será possível uma candidatura como a de Chico Mendes.

19/06/2024 00h24 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Não Pode! TSE reafirma proibição de terceiro mandato para prefeito deixando claro que Chico Mendes não poderá ser candidato

Em sessão na noite dessa terça-feira (18), o Tribunal Superior Eleitoral respondeu a três novas consultas sob prefeitos que já exerceram dois mandatos consecutivos estão proibidos de concorrer a um terceiro mandato, mesmo que pleiteiem candidatura em município diferente. Esse entendimento, também foi fixado por jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

A primeira consulta se aplica ao caso semelhante ao do deputado Chico Mendes (PSB), que foi prefeito por duas vezes em São José de Piranhas, renunciou o mandato e se elegeu a deputado e pretende disputar a prefeitura, agora de Cajazeiras  Diferentemente, de algumas opiniões de advogados, a corte eleitoral brasileira deixa claro que não será possível uma candidatura como a de Chico Mendes.

Observe que a primeira consulta, formulada pela deputada federal Yandra Moura, indagava se “pessoa que, no curso do segundo mandato de prefeito(a), se desincompatibiliza para concorrer à eleição proporcional estadual ou federal (âmbito federativo superior) e se elege, rompendo completamente o vínculo jurídico com o cargo de chefe do Executivo e com o município em que exerceu o cargo de prefeito(a) após tomar posse como deputado(a) estadual ou federal, pode, após 18 meses de exercício em caráter definitivo da função parlamentar, candidatar-se à chefia do Executivo em município diversamente daquele em que já foi prefeito”.

A resposta do colegiado foi NÃO PODE!

Segundo o relator, o princípio republicano está a inspirar a seguinte interpretação basilar dos parágrafos 5º e 6º do artigo 14 da Constituição Federal: somente é possível eleger-se para o cargo de prefeito municipal por duas vezes consecutivas.
De acordo com Ramos Tavares, depois disso, apenas é permitida – respeitado o prazo de desincompatibilização de seis meses – a candidatura a outro cargo, ou seja, a mandato legislativo ou aos cargos de governador de estado ou de presidente da República, não mais de prefeito municipal.
“Não vejo nenhuma particularidade capaz de estabelecer distinção em relação àquilo que consta expressamente da decisão do Supremo, independentemente se houve renúncia, se houve participação em um pleito e se foi vitoriosa ou não a participação em um pleito intercorrente entre os pleitos municipais”, concluiu o relator.
As outras duas Consultas:
Na segunda consulta, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) indagou se “ofende o § 5º do art. 14 da Constituição Federal a hipótese de expresso reeleito de município do interior que tenha se desincompatibilizado no prazo legal para concorrer efetivamente a cargo majoritário (governador e senador) nas eleições gerais subsequentes e, posteriormente, sem vencer nessa eleição, venha a concorrer para o cargo de prefeito da capital na eleição municipal seguinte”. Nesse caso, a reposta do Tribunal foi afirmativa.
Na terceira consulta, feita pelo Partido Liberal (PL), a agremiação perguntou se “ofende os § 5º e § 6º do artigo 14 da Constituição Federal a hipótese de o prefeito reeleito que renunciou ao cargo para concorrer a outro cargo eletivo, sem vencer na eleição, e, posteriormente, sem mandato, na eleição subsequente, a realizar-se dois anos e seis meses após a renúncia, concorrer para o cargo de prefeito em município diverso, considerando que não possui mais prazo para desincompatibilização”. Esse questionamento também foi respondido afirmativamente.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cajazeiras, PB
Atualizado às 10h02
30°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 33°

30° Sensação
3.25 km/h Vento
42% Umidade do ar
20% (0.11mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 19° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (24/06)

Mín. 19° Máx. 33°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias