O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), por meio de sua Corregedoria, encaminhou ao Ministério Público Eleitoral os nomes de todos os agentes públicos com contas julgadas irregulares, envolvendo o período de 01 de janeiro de 2016 a 10 de junho de 2024. Na lista constam 923 registros, com um total de 376 gestores públicos. Em alguns casos, os registros se referem a mais de uma prestação de contas reprovadas em diferentes exercícios financeiros.
A informação foi prestada pelo presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz, ao observar que a inclusão do nome de gestores na relação apresentada pelo TCE não gera automaticamente a inelegibilidade do candidato, conforme entendimento que se extrai da Lei Complementar nº 64/90, cabendo à Justiça Eleitoral concluir se houve a configuração de irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa.
Dentre os nomes que constam na lista do TCE, vários ex ordenadores de despesas são de Cajazeiras, sendo que apenas o médico Dr. Pablo Leitão é o único que tem pretensão de se candidatar nas eleições deste ano.
A divulgação da lista causou uma grande repercussão na cidade e tensão nos aliados do grupo de oposição que além da incerteza de elegibilidade do deputado Chico Mendes (PSB), agora surge o nome de Pablo Leitão apesar de seu advogado afirmar que ele conseguirá ser candidato.
Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas